Dinâmico e cultural: assim pode-se identificar o espaço do Museu que ao longo dos anos tem sido ponto de conhecimento artístico e histórico. Em Teresina, a Casa Odilon Nunes, que abriga o acervo do Museu do Piauí, já iniciou sua programação deste ano de 2013, visando aumentar a interação da sociedade com a Casa.
Na última quinta-feira, 14, aconteceu o encerramento da Semana da Poesia, que levou cerca de 280 pessoas à Casa. O evento foi realizado em parceria com o grupo Sociedade dos Poetas Por Vir (SPPV), e contou com bate-papo entre poetas, oficinas e minicursos.
Para o mês de abril, a direção do Museu prepara a Semana dos Povos Indígenas, que terá início dia 19, data que se comemora o Dia do Índio. Estudantes e professores do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) participarão da organização do evento, que também contará com apresentação de seminários sobre a cultura indígena. “Juntamente com estudantes de Artes Visuais, estaremos trabalhando com o público de forma lúdica, mostrando a arquitetura destes povos e enfatizando na história e costumes dos índios do Piauí”, explicou Dora Medeiros.
O Museu do Piauí também estará inserido em atividades e programações nacionais, como a Semana dos Museus, que acontece no mês de maio. Entre os dias 15 e 18, mesas-redondas, gincana e exposição fotográfica farão parte do cronograma deste evento. “Nesse ano, colheremos alguns frutos da Semana dos Museus de 2012, quando foram criados dois grupos de trabalho: um de Ponto de Memória e outro de Patrimônio Linguístico. A exposição que teremos contará com registros fotográficos feitos pelo Grupo de Ponto de Memória nos municípios do interior do Estado”, destacou a diretora do Museu.
Já no segundo semestre, com o início da primavera, o Museu do Piauí participa do evento nacional Primavera dos Museus, que em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus promove a discussão de um tema comum entre todos os museus do Brasil. Este ano, a Primavera dos Museus acontece de 24 a 26 de setembro e também desenvolverá atividades especiais, como exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas.
“Essas são atividades fixas do nosso cronograma. São os eventos que contam com maior interação da sociedade piauiense e que sempre têm nos dado resultados positivos. Além desses, ao longo de 2013, o Museu estará realizando outros eventos, em parceria com escolas e outras instituições e pronto para receber visitantes e grupos guiados. Temos notado o quanto a sociedade tem percebido o Museu diferente e interagido mais com a Casa, esse é o objetivo da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), a quem estamos vinculados”, finalizou Dora Medeiros.
Governodoestado