• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Os cajucultores da região semiárida do Piauí esperam por uma maior produtividade na safra de 2013, após prejuízos com as safras do ano passado. Segundo o presidente da Cooperativa de Cajucultores do Piauí (Cocajupi), Jocibel Belchior, os agricultores esperam por um aumento no fluxo das chuvas para garantir uma boa safra.

 

“Estamos com muita esperança. No mês de fevereiro choveu em grande parte da região 200 milímetros e se até o final do período chuvoso houver a mesma quantidade há a garantia de uma boa produtividade”, declarou.

 

De acordo com dados da Cocajupi, a expectativa é de uma safra de 600 toneladas de amêndoas de caju em 2013 para todo o estado, caso haja uma boa quantidade de chuvas. Mesmo assim, a produção da região semiárida deve ficar abaixo da capacidade máxima de processamento da maior cooperativa de cajucultores do Piauí, que é de 200 toneladas por safra.

 

A baixa produtividade da cultura em 2012 afetou muitos produtores que tiveram que procurar alternativas para amenizar os prejuízos. O produtor Luís José da Silva explica que a má fase o levou a substituir a venda da cajuína por outras atividades.  “Nós estamos fazendo o aproveitamento do imbu, da acerola e da goiaba. Tivemos que procurar por outra alternativa para não parar o funcionamento da fábrica”.

 

 

G1PI