A obra Educar para Libertar, que trata sobre a prevenção ao trabalho escravo no Estado do Piauí, será lançada sexta-feira, 15, durante o Fórum de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo, que acontecerá no auditório do Tribunal Regional do Trabalho, às 9h.
O livro traduz toda a experiência nas ações desenvolvidas pelo projeto Educar para Libertar, no biênio 2008-2010, em 26 municípios piauienses que reuniu professores, líderes rurais, conselheiros tutelares, agentes pastorais, religiosos e gestores públicos, que debateram as causas e consequências do trabalho escravo no Piauí.
O Educar para Libertar é uma das ações do Plano Estadual de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo instituído em 2004 e dividido em 4 planos de ação: Prevenção, Repressão, Políticas Públicas e Ações Interestaduais.
A gerente de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Graça Silva, fala da importância do projeto Educar para Libertar e do lançamento do livro, “Esta obra que será apresentada à sociedade na sexta feira, é fruto de um trabalho árduo que desenvolvemos de 2008 a 2010 ,onde realizamos em 26 municípios do nosso Estado um conjunto de atividades voltadas à prevenção e combate ao trabalho escravo em que destacamos realização de oficinas e concursos com a temática da prevenção e combate ao trabalho escravo. O projeto Educar para Libertar é um trabalho preventivo e que visa à conscientização da sociedade na busca pela punição àqueles que têm com expediente essa prática. É um projeto de prevenção e prevenção só se faz com educação”, finaliza.
Ascom