• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

oeirasO conjunto histórico e paisagístico dos municípios de Piracuruca e Oeiras agora são tombados pelo Ministério da Cultura. As portarias assinadas pela ministra Marta Suplicy foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 7. A partir de agora, as cidades são patrimônio cultural brasileiro. 

 

Os tombamentos foram deliberados ainda em janeiro de 2012 pelo Conselho Consultivo Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os conselheiros aprovaram a proposta por unanimidade.

 

A inclusão dos municípios faz parte do projeto de criação da Rede de Patrimônio Cultural do Piauí, iniciada em 2008 para reforçar a identidade e cultura do Estado. Piracuruca e Oeiras se juntam a Parnaíba, tombada anteriormente pelo Iphan. Os três conjuntos históricos retratam a ocupação do interior do Brasil durante o século XVIII, além de terem sido palco de fatos importantes da Independência do Piauí e do Brasil.

 

Primeira capital do Piauí, Oeiras já tinha outros bens tombados pelo Iphan: a Ponte Grande, o Sobrado João Nepomuceno e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória. Agora, também estão tombados o conjunto da Praça das Vitórias, o entorno dos riachos do Môcha e da Pouca Vergonha, o conjunto das praças do Mercado Público e Mafrense e do Largo do Rosário.

 

Em Piracuruca, foi tombado o Centro da cidade, com registros arquitetônicos de todos os períodos históricos da cidade, e a área de entorno, que vai até margem oposta do rio Piracuruca, preservando a paisagem da área tombada.

 

 

cidadeverde