A Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) organizou um manual informativo que trata da importância e forma de realização de Inventários Turísticos para que os municípios piauienses possam planejar suas políticas de turismo. Segundo a coordenadora da Setur, Alberita Nunes, o documento apresenta a metodologia do Inventário da Oferta Turística, desenvolvida pelo Ministério do Turismo para identificar as possibilidades turísticas em cada município.
“Resolvemos elaborar esse documento, porque observamos as dúvidas que os novos gestores estão tendo em relação a como trabalhar o turismo em suas cidades. Na verdade, muitos não sabem como começar. E o primeiro passo, é realizar um Inventário Turístico e, a partir de então, fazer um planejamento”, disse.
No documento que será encaminhado para todas as prefeituras do Piauí, são tiradas dúvidas de quem deve fazer o Inventário, a lógica desse trabalho e como se processa a parceria dos municípios com a Setur para a realização do trabalho. No Piauí, poucos municípios realizaram seus Inventários Turísticos, entre eles estão: Piripiri, Pedro II, Novo Santo Antônio, São Francisco do Piauí, Floriano, União, Porto, Jaicós, Santa Cruz dos Milagres, Teresina e os municípios do litoral.
A técnica Alberita Nunes, da Setur, disse que este ano, alguns prefeitos já procuraram a Secretaria para firmar uma parceria para inventariar suas cidades. “Os prefeitos de Oeiras, São João do Piauí e Regeneração já fizeram contato conosco para que a Setur realize Inventários Turísticos em suas cidades”, disse.
No Inventário, é feito um levantamento no município onde são coletados dados sobre as cidades, os acessos, serviços e equipamentos turísticos, transportes, eventos, serviços e equipamentos de lazer, atrativos naturais e culturais e a atividade econômica do local.
Finalizado o trabalho de campo, os dados são computados pela Setur, enviados para a prefeitura com um diagnóstico e também ao Ministério do Turismo. As prefeituras que tiverem interesse em realizar Inventário Turístico podem ligar para a Secretaria do Turismo, nos telefones (86) 3216 2665 e 9452 1840 e falar com Alberita Nunes.
Ascomgov