Nessa terça-feira, 05, uma comissão de artistas de teatro esteve em reunião com Arimateia Dantas, reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para discutir a abertura do curso superior de teatro, que será ministrado pela UFPI. Segundo Ací Campelo (foto), dramaturgo e da comissão que participou do encontro com o reitor, tanto o reitor como os outros representantes da instituição foram receptivos com a proposta.
“Esse foi o nosso primeiro encontro, com a reitoria e o diretor do CCHL, no qual expomos a necessidade do Piauí em ter um curso de nível superior em Arte Cênica. Aqui no estado só temos o curso em nível médio, mas já sentimos que precisamos desses profissionais”, afirma Ací Campelo.
No Piauí, os profissionais formados em arte cênica, vão à procurar do curso superior em outros estados. “No estado vários artistas procuram a formação superior em estados vizinhos como no Maranhão, no entanto, em outras áreas artísticas como a música, já temos o curso superior. Vemos que há a necessidade de professores para lecionar teatro”, declara o dramaturgo.
O curso superior de teatro teria duração de três anos e seis meses, e seria ministrado no CCHL. “O doutor Augusto, diretor do CCHL, irá formatar o nosso pedido, e após o carnaval iremos nos reunir novamente, para protocolar o tema em questão”, fala Ací Campelo.
Com previsão para iniciar turmas no inicio do próximo ano, o curso será oferecido pelo Programa de formação de Professores. “É uma novidade muita boa, pois com certeza irá enriquecer o currículo do profissional, pois acredito que esses cursos relâmpagos que às vezes aparecem têm conteúdo superficial. Na academia o assunto é diferente, é teoria e prática juntas, um ensino de maior qualidade”, ressalta Luis Carlos Freitas, ator.
acessepiaui