As chuvas em boa parte do Piauí mudou a realidade da paisagem do semiárido. No sul o nível das barragens subiu e o mesmo acontece nos principais rios. Na lavoura, o mato seco deu lugar à paisagem das plantações e árvores. Agora os lavradores correm contra o tempo para garantir a produção de grãos. Na região central, as roças de milho já aparecem e ajudam na geração de renda das famílias do campo.
O Governador Wilson Martins garantiu a distribuição de 550 toneladas de sementes de milho e feijão para os pequenos produtores piauienses. A ação faz parte de uma parceria entre os governos estadual e federal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Programa Mais Viver.
A distribuição das sementes segue uma logística de distribuição aliada ao período de chuva de cada região. Segundo o secretário da SDR, Rubem Martins, os 224 municípios serão contemplados com a distribuição dos grãos. As sementes já foram distribuídas em 163 municípios.
Os municípios que ainda não receberam serão contemplados nos próximos dias.
As sementes são distribuídas nos postos do Emater e nos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Os investimentos do Governo do Estado no programa chegam a R$ 2,6 milhões. Para receber as sementes o agricultor deverá trazer cópias da Identidade e CPF e assinar uma ficha para prestação de contas com o órgão doador.
Governodoestado