Em sua visita ao Piauí nesta sexta-feira, 18, a presidenta Dilma Rousseff recebeu das mãos do governador Wilson Martins um gibão e um chapéu de couro na cerimônia de assinatura de várias obras de combate à seca e a Medida Provisória que estende e amplia o Garantia Safra e o Bolsa Estiagem. Em seu discurso, a presidenta garantiu apoio para mais obras no Estado e afirmou que o Piauí é a nova fronteira de desenvolvimento do país, ao lado do Maranhão e Tocantins.
“O governador Wilson Martins, de fato, tem sido um dos grandes parceiros do meu governo. Tenho a honra de estar aqui no Piauí porque o Piauí demonstra de forma muito forte como o Brasil cresceu”, declarou a presidenta, acrescentando que este ano o Brasil irá crescer ainda mais. “2013 vai ser o ano que nós vamos colher o que plantamos e que nós vamos plantar ainda mais. Asseguro que será um ano em que teremos o crescimento sério, sustentável e sistemático. Vamos crescer garantindo que não só as obras, que cresçam o povo brasileiro, o povo e, sobretudo, a educação de qualidade”, declarou.
Dilma também afirmou que a região que abrange os estados do Piauí, Maranhão e Tocantins, o “Mapito”, é a nova fronteira de desenvolvimento do país, a exemplo do que foi o Centro-Oeste nas últimas décadas. Ela afirma que são necessários investimentos maciços em infraestrutura, incluindo rodovias e ferrovias, para que todo o potencial seja aproveitado.
Segundo Dilma, a opinião é compartilhada por empresários recebidos por ela no Palácio do Planalto. “Muita gente vai ao meu gabinete, associações e empresários, e sempre tenho ouvido uma fala: ‘o Brasil tem uma grande perspectiva, presidenta. Tem uma região que vai ser uma das mais ricas do Brasil, que é o 'Mapito': Maranhão, Piauí e Tocantins’”, disse, ressaltando que a região vai atrair investimentos privados de diversos setores.
Durante a cerimônia, foram assinadas três ordens de serviço para a construção da Barragem e Adutora de Milagres, da Adutora Padre Lira e Barragem Jenipapo e do Projeto Irrigação, que devem beneficiar cerca de 144 mil pessoas da região no período de estiagem. Ao todo, o governo deve investir mais de R$ 260 milhões nesses projetos, por meio do Ministério da Integração Nacional.
Terno de Couro
O gibão, também conhecido como terno de couro, é a vestimenta do vaqueiro, personagem símbolo do Piauí. A peça entregue à presidenta Dilma Rousseff possui um broche confeccionado pela artista plástica Kalina Rameiro com espinho de mandacaru e opala, pedra preciosa encontrada apenas no Piauí e na Austrália.
"Pediram que eu colocasse algo no gibão que o tornasse mais feminino, me veio na mente este broche que eu havia criado. Ele é feito de prata reciclada, pedra de opala e espinho de mandacaru. Tem o formato de broto de feijão, onde as pedras simbolizam os grãos", explica Rameiro.
Segundo ela, o conceito da jóia vem do fato de o feijão ser a leguminosa preferida do sertanejo que produz em abundância quando há água. "Eu também trabalho há muito tempo com o espinho do mandacaru porque ele não quebra com facilidade e resiste à seca. Há também uma espiral, que faz parte do broto do feijão", completa. O chapéu de couro também foi adornado com pedras de opala.
CCom