A Gerência de Hidrometereologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulgou, nesta quarta-feira, 2, o boletim de informações climáticas para o primeiro trimestre de 2013 no Piauí. De acordo com o documento, os totais acumulados nesses três primeiros meses do ano podem atingir 700 milímetros na região Central e Norte do Piauí, onde tem chovido pouco.
No mês de janeiro acontecem as chuvas de pré-estação nessa região do Estado, que tendem a aumentar com o passar dos dias, no entanto, as más condições do tempo podem inibir as chuvas no Piauí. Portanto, a persistência das condições atmosféricas e oceânicas e as estatísticas continuam apontando para uma condição de chuvas abaixo da média ao fim do trimestre.
No último trimestre de 2012, as chuvas foram abaixo da média no Centro Norte e na região do Semiárido. Já na região dos Cerrados piauienses as chuvas foram mais consistentes e acumularam maiores valores em novembro de 2012.
No Nordeste, os maiores registros de chuvas observados, ainda no mês de novembro, concentraram-se no sul do Maranhão e do Piauí e no sul e oeste da Bahia. O que se observou desta vez foram chuvas acima da média em parte do Sul do Estado, mais precisamente na região do Cerrado, cuja média é de 100 a 200 milímetros, tendo acumulado, no mesmo mês, valores entre 125 e 300 milímetros.
Em todo o Piauí, as temperaturas podem variar de normal a acima da normal climatológica, como resultado da maior probabilidade de estiagem prevista para este trimestre.
A previsão climática é realizada com base em modelos meteorológicos, sem, no entanto, desconsiderar a climatologia da região e os fatores regionais e locais que influenciam o seu clima.
govpi