• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Escola Piauiense de Trânsito (EPT), que faz parte do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), encerra suas atividades de 2012 com intervenções artísticas educativas nos bairros Parque Piauí, Bela Vista e Morada Nova (Zona Sul). As atividades realizadas pelo Grupo de Teatro Cajuína ocorrerão no período de 28 a 30 de dezembro, das 19:00h às 21:00h.

 

A ação tem por objetivo conscientizar a sociedade para os riscos da combinação álcool e volante, principalmente entre os condutores que circulam por bares e restaurantes da capital. No mês de dezembro, as ações passaram pelas Zonas Sudeste (Dirceu), Leste, Norte (Mocambinho, Poty Velho, Matadouro, São Joaquim e Marquês) e o  Centro de Teresina. As blitzen educativas no litoral piauiense foram outras atividades realizadas em dezembro pela EPT.

 

Durante todo o ano, a Escola de Trânsito realizou diversas ações educativas com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e, assim, reduzir o número de acidentes registrados no Estado.

 

Dentre as ações de 2012 destacam-se as palestras e atividades realizadas com os alunos do Ensino Fundamental e Médio e das universidades da Capital. Além de ações em datas comemorativas como o Carnaval, Semana Santa, Festival de Inverno de Pedro II e as férias.

 

“Durante o ano desenvolvemos ainda atividades para a conscientização de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas de Teresina e de diversos municípios como: Água Branca, Barras, Parnaíba/Luís Correia, Floriano, Pedro II, Piripiri, Piracuruca, Picos, Bocaína, Oeiras, Castelo do Piauí, Santa Cruz dos Milagres e do litoral”, explica a coordenadora da Escola de Trânsito, Gemma Galcani.

 

Em 2012, foram abordados dois temas principais: a combinação álcool e direção e o excesso de velocidade. “Os jovens, considerados mais vulneráveis e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito, foram os mais beneficiados com as atividades da EPT, pois eles precisam se conscientizar que não se deve misturar direção com uso do álcool e a velocidade excessiva”, analisa Gemma.  

 

govpi