• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

museu11122012O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes preparou para esta terça-feira, 11, às 19:00h, uma homenagem especial para comemorar os 100 anos de Luiz Gonzaga, ícone da cultura nordestina. As comemorações serão marcadas pelas exposições “Arte na Fachada”, concebida pelo Museu em parceria com o Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí (DMA-UFPI), “Poéticas do Coletivo”, com participação de grupos do Movimento Coletivo de Teresina e “Novos Artistas”, feita com obras inéditas de alunos e ex-alunos da UFPI.

 

O evento contará ainda com o show “Cem anos de Lua” do grupo Ockteto e performance do grupo de Hip Hip Questão Ideológica.

 

Além das homenagens ao Rei do Baião, a noite será marcada pela abertura oficial das festividades natalinas do Museu do Piauí. “Esse é um momento muito importante para o Museu, pois prestigia a figura do grande Luiz Gonzaga e faz a abertura do período natalino. A intervenção-exposição na fachada do Museu é justamente uma síntese desse momento por trazer painéis com uma temática tipicamente nordestina e uma decoração propriamente natalina”, ressalta Dora Medeiros, diretora da Casa de Odilon Nunes.

 

A exposição “Poéticas do Coletivo” permanecerá até o dia 31 de março de 2013 e contará também com outras atividades integradas como seminários e ações educativas realizadas junto às escolas da Educação Básica. A mostra acontece sob a supervisão do coordenador do Núcleo Educativo do Museu do Piauí, Gustavo Carvalho, e se destaca por possibilitar um diálogo entre os grupos do Movimento Coletivo da capital como: Sociedade dos Poetas Por Vir, Núcleo de Quadrinhos do Piauí, Cabeça de Chave, Mais Movimento e Diagonal, todos caracterizados pelas intervenções urbanas.

 

Essa exposição é a abertura de um espaço tradicional como o Museu para a arte coletiva feita por grupos alternativos de Teresina. É também uma forma de chamar o público jovem para visitar o Museu. Nesta exposição, são encontradas desde obras feitas com grafite e colagem até peças montadas com poesias e vídeos. Todas elas foram criadas especialmente para este momento, levando em consideração a estrutura do Museu do Piauí”, revela Gustavo Carvalho.

 

Fachada

  

Já a intervenção “Arte na Fachada”, homenagem do Museu do Piauí aos cem anos de Luiz Gonzaga e que foi concebida e organizada pelos professores Paulo Vasconcellos, Pollyana Jericó e Núbia Canejo, todos da UFPI, permanece exposta durante dois meses, igual período de exposição da mostra “Novos Artistas” que inaugura uma nova sala, toda reestruturada, no Museu do Piauí. 

 

govpi