A Fundação Cultural do Piauí (Fundac) trabalha no intuito de fomentar as diversas formas de expressões culturais e promover o desenvolvimento da cultura regional em todo o território piauiense. O órgão desenvolve ações durante todo o ano na capital e nos municípios do interior do Estado.
No calendário anual da Fundac está prevista a atuação em diversos eventos, como a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior; atividades durante a Semana Santa de Teresina e de outros municípios do interior do Piauí; os Folguedos; festivais culturais em diversos municípios, como Pedro II, Oeiras, Bom Jesus e São João; além de promover programações natalinas e atrações culturais em Luís Correia, no período de férias.
“Nós temos a obrigação de cumprir as atividades que estão em nosso calendário, mas além delas, também realizamos novas atividades”, explica o diretor de Assuntos Culturais, Franklin Pires. Entre as novidades implementadas pela Fundac, ainda este ano, estão a criação de dois prêmios, o Helly Batista de Dança e Arimatam Martins de Teatro, para incentivar a produção cultural no interior do Estado com a doação de 10 mil reais aos grupos aprovados através de edital - as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de novembro.
O órgão, também promoveu a implantação de bandas de música em 16 municípios do Piauí. As bandas são destinadas a cada município com instrumentos e um professor de música, que passa seis meses em cada localidade.
“Também temos nos preocupado para que em todos os festivais aconteça a integração das artes. Antigamente esses eventos só eram de música e, hoje, inserimos teatro, música cinema e dança”, esclarece Franklin Pires.
Ações para 2013
Para o ano de 2013, mais atividades estão sendo planejadas pela Fundação. A publicação do Almanaque Cultural do Piauí, previsto para ser lançado em março, irá elencar os principais artistas do Estado que atuam no meio cultural.
O cinema independente terá destaque através da realização do Primeiro Festival de Cinema Digital Independente, para valorizar as produções na área de audiovisual. “Buscaremos atender os produtores que estão fazendo filmes de pouca verba, mas que não deixam de ser audiovisual. Esses produtores estão contando a nossa história”, conta o diretor.
A Sala Torquato Neto, localizada no Clube dos Diários, também será revitalizada para atender as demandas de espetáculos de teatro, música e cinema. “A nossa preocupação é com a cultura de todo o Piauí”, finaliza Franklin Pires.
Fundac