O 7º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões encerrou neste domingo, 11. Este ano o evento se realizou na cidade de Floriano-PI entre os dias 07 a 11 de novembro de 2012. As exibições foram no Cine-teatro Maria Bonita, Cine-Teatro da Cidade Cenográfica, Universidade Estadual de Piauí (UESPI) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além das exibições os presentes puderam participar das oficinas, palestras e shows realizados dentro do 5º Piauí Mix.
As principais Mostras dentro da programação foram as Competitivas de Curta-metragem Pontos de Cultura, Curta-metragem Ficção, Curta-metragem Animação, Curta-metragem Documentário e Longa-metragem. Outras mostras importantes foram as Não Competitivas Curta Criança, Os Sertões, Cinema Nacional Contemporâneo, Piauí na Tela e A Era da Chanchada.
O público aumentou consideravelmente, mais de 10 mil pessoas passaram pelas salas de cinema, oficinas e shows. Ao todo foram exibidos 48 filmes produzidos em vinte e três estados do Brasil.
Um outro ponto importante a ser destacado foi a participação de diretores, produtores, atores e técnicos que vieram ao evento representar seus filmes, foram ao todo 23 profissionais que expuseram e debateram seus trabalhos, provocando na comunidade o desejo de fazer vídeo e cinema de forma mais profissional.
Dois filmes do Piauí foram premiados no festival. Veja abaixo a lista:
CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO
MELHOR ROTEIRO:
May Waddington - Casamento do Queima – Piauí
MELHOR DIRETOR:
May Waddington - Casamento do Queima – Piauí
LONGA-METRAGEM
MELHOR ROTEIRO:
Monteiro Junior - Qualquer Hora Dessas – Piauí
MELHOR ATRIZ:
Jarleni Silva - Qualquer Hora Dessas – Piauí
MELHOR FILME LONGA-METRAGEM PELO JÚRI POPULAR: QUALQUER HORA DESSAS – PIAUÍ
cinemadossertoes.com