Na manhã desta quinta-feira, 8, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e o Conselho Estadual de Cultura lançaram a 48ª edição da Revista Presença. O lançamento fez parte da programação da semana de comemoração ao Dia da Cultura e contou com a presença de membros do Conselho, a Superintendente Institucional da Seduc, Helena Rosendo, artistas locais e alunos da U. E. Paulo Ferraz.
Nesta edição, a tradicional revista traz como assunto principal o Cangaço, abordando sua história e a literatura que o envolve. "O Cangaço é uma parte importante da nossa história social. É um tema que permeia toda a literatura brasileira", explica Manoel Paulo Nunes, presidente do Conselho.
Outro destaque da edição é o estudo da linguagem de Torquato Neto feito pela professora, historiadora e membro da Academia Piauiense de Letras, Teresinha Queiroz. A Revista Presença é uma publicação semestral, distribuída gratuitamente para Conselhos Estaduais de Cultura, secretarias e fundações culturais, bibliotecas públicas, universidades, academias de letras e escolas públicas estaduais.
Na solenidade, houve também o lançamento do livro Entre Telhas e Carnaúbas, de Marielly Ibiapina Mascarenhas. No evento, José Elias Martins Arêa Leão coordenou uma mesa redonda com o tema História da Arte Santeira do Piauí e uma oficina viva sobre artesanato, com a colaboração dos artesãos Raimundo Soares Cavalcante (Mestre Dico), Joaquim José Alves (Mestre Kim) e Adriano Rodrigues do Nascimento.
Ascom Seduc