• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A adesão dos municípios do Piauí ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) foi debatida na manhã desta terça-feira, 6, no prédio da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), através da consultoria da UNESCO e da participação de órgãos e agentes culturais do Estado. O Sistema Nacional de Cultura vincula à cultura recursos orçamentários da União, do Estado e do Município.

 

“O SNC trabalha de forma integrada e pactuada entre o Estado e a sociedade civil. Isso se dá nas três esferas de Governo: municipal, estadual e federal. Esperamos que, de forma integrada, essa nova política de cultura democratize o acesso aos bens e serviços culturais à toda sociedade, além de fomentar uma distribuição mais justa de recursos a todos os entes federados”  explica a consultora da Unesco, Cristina do Vale.

 

A reunião definiu estratégias de implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o Estado. No Piauí, há uma adesão de 6,7% dos municípios ao SNC e, até fevereiro de 2013, espera-se que a meta alcançada seja de 15%.

 

Ainda este ano serão realizados seminários territoriais e oficinas para quinze municípios do interior do Piauí, no calendário já constam as regiões de Parnaíba e São Raimundo Nonato. “Vamos trabalhar para que mais regiões recebam as informações acerca do Sistema Nacional de Cultura, já que a adesão de cada município é voluntária”, reforçou o assessor técnico da Fundac, Francisco Pelé.

 

O Sistema Nacional de Cultura é considerado um avanço para as políticas públicas de apoio a cultura do país, já que permite estruturar os setores culturais de cada município, através da qualificação da cultura como setor de transformação e agente de desenvolvimento social.

 

 govpi