Uma praça. Um teatro. Muitas histórias. Assim é o Teatro de Arena, tradicional teatro ao ar livre, localizado na Praça Marechal Deodoro (Praça da Bandeira) no Centro de Teresina.
Construído em estilo romano, o Teatro foi inaugurado em 5 de novembro de 1965 e o espetáculo que iniciou as atividades no palco do teatro ao ar livre foi a peça “A barca do Pescador”. “Esse teatro surgiu fruto do trabalho do ator e diretor de teatro Antônio Santana e Silva, que na época presidia o Serviço Municipal de Teatro”, conta Acy Campelo, dramaturgo e diretor de teatro.
Com capacidade de público de até três mil espectadores, o Teatro é palco de música, teatro, palestras, dança, reuniões sindicais e abriga, ao longo desses 47 anos de funcionamento, pontos da história da cultura piauiense.
Grandes nomes do cenário cultural piauiense, como Amauri Jucá, Dirceu Andrade, João Cláudio Moreno, Eduardo Nascimento, Moisés Chaves, Lari Sales, Acy Campelo, Wellington Sampaio entre outros, apresentaram-se no palco do Teatro de Arena, fizeram história e tem muitas histórias para contar.
Com 33 anos de carreira, a atriz Lari Sales relembra com saudosismo das apresentações no Teatro de Arena e a interação que ele proporciona com o público. “Já me apresentei diversas vezes no palco do Teatro de Arena. Por lá participei como atriz, como diretora e um dos melhores projetos que tivemos por lá foi o ‘Enquanto o ônibus não vem’, que acontecia toda sexta-feira às 18h na Praça da Bandeira. O público ficava muito próximo e os turistas gostavam muito das apresentações”, conta Lari Sales.
Em formato de concha, o Teatro é grande expressão do teatro popular e atuou como incentivador principalmente do teatro e da música em Teresina. “O nome Arena que deram ao teatro remete mesmo ao fato de estar em uma praça, ser aberto, ser popular. Nas décadas de 60 e 70 o Teatro de Arena estimulou muito as produções teatrais e musicais. Em 1993 seu fundador faleceu e em 1994 deram ao Teatro o seu nome, Antônio Santana e Silva”, disse Acy Campelo.
govpi