• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

casa culturaNeste mês das crianças, a Casa da Cultura de Teresina recebe a 9° edição do Dia Internacional da Animação, a partir das 19:30h, com entrada franca. Serão exibidos 30 curtas nacionais e internacionais, com destaque para a Mostra os filmes Cabeça de Papelão. A mostra deveria ter ocorrido no domingo, dia 28, mas por conta das eleições, ela foi adiada para esta quarta-feira, 31.

 

O Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita em mais de 200 cidades do país. Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

 

O evento também ocorre em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

 

A Mostra Nacional 2012 contará com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul. Este ano pela primeira a Mostra Nacional terá audiodescrição, possibilitando o acesso a pessoas com deficiência visual, síndrome de down e autismo e Legendagem em closed caption para pessoas com deficiência auditiva.

 

O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura, e busca alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.

 

 

Ascom