• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

As queimadas nos Cerrados do Piauí permanecem intensas neste período que antecede o inverno na região, previsto para começar até o fim do mês. Só no queimadascerradopi15102012período de 11 a 14 de outubro foram registradas mais de mil queimadas, além das 1.892 identificadas no último dia 10.

 

Segundo números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP), este ano, o Piauí já registrou 12.236 queimadas, o que significa um crescimento de 37% em relação a igual período ao ano passado.

 

No período de sexta-feira a domingo, o município que mais promoveu queimadas nos Cerrados foi o de Baixa Grande do Ribeiro, com 401 focos. Uruçuí vem em seguida, com 120, Bom Jesus, com 89, Sebastião Leal, com 70, e Palmeira do Piauí, com 44.

 

Também aparecem na lista, os municípios de Santa Filomena, Currais, Alvorada do Gurguéia, Ribeiro Gonçalves, Parnaguá, Riacho Frio, Cristalândia e Corrente. Fora dos Cerrados, aparecem os municípios de Lagoa do Piauí, com 15, e Joaquim Pires, com 27.

 

A queimada foi a maneira que o agricultor encontrou para limpeza a baixo custo do terreno onde pretende fazer seu plantio. No Piauí, os meses de setembro e outubro são os preferidos para a queima da mata. Nos Cerrados, o inverno deve começar ainda este mês, encerrando o ciclo do fogo.

 

Piaui.pi.gov