A Companhia Boto-Vermelho, radicada na cidade do Rio de Janeiro, está realizando nos dias 2 e 3 de outubro, às 14:00h, na Sala Torquato Neto, do Complexo Cultural Clube dos Diários, a Etapa Piauí do Projeto de Mapeamento do Setor das Artes Cênicas para a Infância e Juventude no Brasil. O projeto é aprovado pela Lei Rouanet, e conta com o apoio e a participação do Ministério da Cultura, através do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), Henilton Menezes, e é patrocinado pelo Ministério da Cultura, pela Petrobras, e pela Secretaria da Economia Criativa/SEC/MinC.
O projeto de mapeamento é bastante abrangente, e alcança todas as áreas de atuação de um grupo ou companhia que trabalha profissionalmente ou amadoristicamente com artes cênicas para a infância e juventude: formação, espaço físico, formas de produção, relação com todas as leis de incentivo, todos os editais, prêmios, temporadas, festivais, penetração na mídia, entre outros.
Ele pretende mapear como é a economia criativa em nossa área de atuação, apresentando questões que irão colaborar para um diagnóstico completo sobre todos os nossos lados positivos e negativos e que serão discutidos bianualmente, através de seminários. Foi realizado, em 2011, o I Seminário Internacional de Teatro para Infância e Juventude CCBB/RJ - onde foi idealizado este projeto.
O foco principal do encontro, em cada um dos 27 estados, é justamente a questão estadual, que serão somadas e o grupo terá o painel nacional. O Mapeamento será feito em todos os 27 estados do Brasil, serão 27 encontros, e cada estado terá seus representantes. Estaremos também no 9° Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, no Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades no Paraná, no Miti em Mato Grosso, no 2º Teatro Infantil do Ceará, entre outros. O projeto irá gerar um catálogo, um site e o II Seminário de Teatro para a Infância e Juventude.
Em Teresina, o evento deverá contar com diversos convidados, como representantes do poder público, de empresas privadas, mídia e representantes de cadernos de cultura.
governodoestado