• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Comissão Interinstitucional Pró Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba – CBH, realiza reunião nessa quarta-feira, 26, às 8:00h, no auditório da Ordem dos Advogados – Secção Piauí, para discutir e nivelar o entendimento acerca do que vai ser tratado em Brasília, no tocante à formalização do comitê.

 

A reunião em Brasília contará com a participação de representantes dos três estados banhados pelo Rio Parnaíba (Piauí, Ceará e Maranhão). De acordo com o secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, professor Dalton Macambira, a reunião irá estabelecer as diretrizes que serão abordadas durante encontro com o secretário executivo do Conselho Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Guimarães.

 

Dalton Macambira enfatiza a necessidade de intervir, com urgência e de forma positiva, na gestão do rio, a fim de garantir às futuras gerações uma cultura de preservação e respeito ambiental.

 

Canindé-Piauí

A SEMAR vem realizando diversas reuniões com a sociedade civil e do poder público municipal, relativas ao comitê dessa bacia. A última reunião aconteceu na cidade de São João do Piauí. Representantes de vários municípios do semiárido piauiense, entre autoridades, usuários e sociedade civil, receberam informações de como está atuando o Comitê de Bacia Hidrográficas dos Rios Canindé e Piauí.

 

Durante a reunião, o Superintendente de Recursos Hídricos da SEMAR, Demócrito Barreto, destacou as ações na área de recursos hídricos que estão sendo desenvolvidas pela Semar. Ele também destacou  as novas propostas do comitê, destacando a sistematização das demandas da bacia, bem como a contratação de um consultoria para realizar e viabilizar as ações do comitê.

 

Dentre os projetos na área de recursos hídricos, foi destacado o Projeto do Canal da Integração do sertão Piauiense, "viabilizando água para o desenvolvimento de vários municípios, com interligação entre vários açudes da fronteira seca (Petrônio Portela, Jenipapo, Pedra Redonda, Poço de Marruá, Estreito, Piaus e eventualmente Bocaína”, explica Barreto.

 

No final da reunião em São João do Piauí - foi discutida a participação dos representantes do comitê no encontro nacional de comitês de Bacias Hidrográficas que será realizado em Cuiabá no dia 5 a 9 de novembro, com o tema: trabalhando soluções para sustentabilidade da gestão das águas.  Com cursos e oficinas de capacitação. A Inscrição pode ser feita pelo publico em geral no site: http://www.encob.org/portal/index.php.

 

Governo do Estado