• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O governador do estado do Piauí, Wilson Martins, estará na próxima quinta-feira, 20, na cidade de Corrente para oficializar o início das obras de implantação do parquenacional1792012Parque Nacional das Nascentes. Na ocasião, o governador - acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira - participará de uma audiência pública, às 14:00h, no auditório da Faculdade do Cerrado, onde serão apresentadas à comunidade, todas as ações de divulgação do inicio das obras.

 

O parque foi criado em 2002 por decreto presidencial e agora o Governo do Estado do Piauí, através da Semar, irá tirá-lo do papel através das obras de demarcação e levantamento topográfico e cadastral para regularização fundiária. “Os trabalhos também contarão com ações de educação ambiental e comunicação social visando à conscientização da população local para a importância de preservarmos o maior patrimônio do povo do Piauí, o rio Parnaíba”, enfatiza Dalton Macambira.

 

A execução dos serviços de demarcação topográfica visa à materialização dos limites do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba com base no seu ato de criação. A demarcação topográfica dos limites deverá ser feita com o emprego de levantamentos topográficos com apoio de Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS), materialização dos vértices utilizando marcos de concreto e sinalização através de placas indicativas dos limites do Parque.

 

O valor das obras é da ordem de  R$ 4,5 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dentro do Programa de Revitalização da Bacia do Parnaíba, vinculado a Codevasf.

 

De acordo com Dalton Macambira, após a solenidade de abertura dos trabalhos referente às obras, o governador deverá também vistoriar o início das obras no interior do parque, com possível visita as nascentes.

 

O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba fica localizado na divisa dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, abrangendo os municípios de Gilbués (PI), São Gonçalo do Gurgueia (PI), Barreiras do Piauí (PI), Corrente (PI), Alto Parnaíba (MA), Formosa do Rio Preto (BA), Mateiros (TO), São Félix do Tocantins (TO) e Lizarda (TO), com uma área total de 729.813,551 ha. 

 

Governo do Estado