A princesa Ragnhild, da Noruega, morreu na manhã deste domingo, 16, no Rio de Janeiro, aos 82 anos. Ela veio morar no Brasil em 1953, logo depois de casar com o empresário Erling Lorentzen, que tinha negócios no País. A causa da morte não foi confirmada pela corte norueguesa, segundo o site newsinenglish.no.
Irmã mais velha do rei Harald V, Ragnhild será velada em Oslo, capital da Noruega, em data ainda a ser confirmada. A seu pedido, ela será enterrada no cemitério de uma igreja da comuna de Asker, onde se casou com Lorentzen e região onde ela foi criada.
Jens Stoltenberg, primeiro-ministro do país europeu, lamentou a morte da princesa, lembrando-a como uma grande embaixadora da Noruega no Brasil. Filha mais velha do rei Olavo V (1903-1991) e da princesa Märtha da Suécia (1901-1954), Ragnhild ocupava o 75º lugar na linha de sucessão ao trono britânico.
Com a saúde debilitada há meses, a princesa não conseguiu ir à festa de 75 anos do rei Harald e da rainha Sonja, em maio de 2012. Ela deixa três filhos com Erling: Ingeborg, Haakon e Ragnhild.
Terra