O Clube dos Diários, Complexo Cultural Praça Pedro II, é o espaço ideal para os amantes e simpatizantes de história em quadrinhos. Até o próximo domingo, 29, o Clube sedia a 12ª Feira HQ e o 4º Seminário de Quadrinhos do Piauí, organizados pelo Núcleo de Quadrinhos do Piauí e tem o apoio do Governo do Estado.
A 12ª Feira de HQ oferece, entre outras atrações, minicursos de teoria e prática com os convidados de importantes áreas do universo de história em quadrinhos, como Leonel Caldela, de Porto Alegre-RS, que está pela primeira vez no Piauí para participar do evento. “Eventos como esses são muito importantes porque além de reunir pessoas com gostos parecidos, une no mesmo espaço aspectos diferentes do mesmo mundo que é a história em quadrinho. Nossa palestra é voltada para a construção de personagens para as narrativas em HQ e, isso tem sido muito procurado por pedagogos que desejam incorporar essa ferramenta a sua didática”, destacou Leonel.
Além das palestras e minicursos, a feira conta com a exposição de trabalhos e a comercialização de revistas em quadrinhos, camisas e acessórios. E foi a oportunidade de encontrar raridades do mundo HQ que estimulou o pequeno Marcelo Marden, 10 anos, a vir até o local. “Eu vi na televisão que estava acontecendo essa Feira e pedi para minha mãe me trazer aqui. Eu amo histórias em quadrinhos e estou achando tudo maravilhoso. Tem muita variedade”, explicou.
A mãe do Marcelo, Cecilma Gomes, diz que a Feira é uma forma de incentivar não apenas os desenhistas, mas os leitores assíduos como seu filho. “Ele é apaixonado por quadrinhos e eu o trouxe aqui para ele conferir o evento e procurar novas revistas. É uma forma de estimular isso nele”, declarou.
Para o estudante Lucas Daniel, a Feira HQ abre um espaço importante para os artistas. “Não encontramos uma oportunidade como essa de expor trabalhos em todo lugar. Este é um dos diferenciais desse evento que está sendo muito bom”, pontuou.
“Nossa feira segue até domingo e conta inclusive com apresentações de bandas que tocam hits de desenhos animados, agitando esse espaço. É importante o público teresinense conferir e interagir com tudo isso que estamos proporcionando”, enfatizou Bernardo Aurélio, organizador do evento.
Governo do Estado