Esta sexta-feira 13 é Dia do Rock, e nada melhor do que lembrar os principais nomes femininos do gênero musical no país. Por isso, listamos as roqueiras mais influentes do Brasil, desde quando o estilo estourou por aqui, nos anos 1960.
Ao mesmo tempo em que os Beatles estavam no auge, as rádios brasileiras começavam a tocar o som de Celly Campello. Sim, é aquela do “Estúpido cupido” e do “Banho de lua”. A cantora foi uma das precursoras do rock nacional.
Assim como Celly, Wanderléa, que fez sucesso durante a Jovem Guarda, foi uma das grandes estrelas do início do rock no Brasil.
Ainda na mesma década, mais especificamente em 1966, Rita Lee se juntava a Arnaldo Baptista e Sérgio Dias para formar Os mutantes. Aí ficava claro que o gênero já estava mais do que estabelecido no país. O grupo fez tanto sucesso que influenciou até mesmo Kurt Cobain. E Rita, diga-se de passagem, diva do rock, continua nos privilegiando com seu talento até hoje.
Nos anos 1980, com o rock ainda mais popularizado no país, surgiu outro nome forte: Paula Toller. A lourinha do Kid Abelha fez sucesso com hit que marcaram a década: “Pintura íntima”, com refrão chiclete, só para citar um exemplo, bomba até hoje em qualquer festa, karaokê, rádio...
Os anos 1990 ficaram marcados pela voz suave de Fernanda Takai, com o estouro do Pato Fu. O grupo ganhou as paradas musicais ao fazer um som diferente, com uma pegada de pop rock com batidas eletrônicas em algumas canções.
Na mesma época, Cássia Eller fez o país conhecer seu talento. Marcada por voz grave e repertório eclético, ela, que morreu em 2001, interpretou grandes nomes da música brasileira: Renato Russo, Caetano Veloso, Chico Buarque e Cazuza, além dos internacionais, é claro, como Nirvana e Beatles.
Os anos 2000 ficaram marcados pela voz e pelo talento da baiana Pitty, embora ela tenha começado em 1995. A cantora fez sucesso com o hit “Me adora” e continua por aí arrasando! Quem é que não conhece pelo menos uma música dela?
Extra