• roma.png
  • vamol.jpg

filmekatiaholandaFicou para 2013 o lançamento do filme “Kátia”, da cineasta Karla Holanda. A produção mostra a trajetória de Kátia Tapety, primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil. Por três vezes seguidas, ela foi eleita a vereadora mais votada de Colônia do Piauí e exerceu o cargo de vice-prefeita do município entre 2004 e 2008.

 

A cineasta Karla Holanda disse que o filme acabou de ficar pronto e que agora começa a ser inscrito em festivais de cinema em todo o país. “Acreditamos na qualidade do filme Kátia e que ele será um dos selecionados [para os festivais] ainda neste ano. A partir daí é que faremos o lançamento nacional em salas de cinema, o que deve ocorrer em 2013”, pontua a cineasta.

 

O documentário começou a ser produzido em 2008. Depois disso, Karla Holanda e uma equipe de profissionais começaram a visitar Oeiras e Colônia do Piauí por várias vezes no intuito de registrar passagens e relatos sobre Kátia Tapety. Em fevereiro de 2010 o filme ganhou o Prêmio Petrobras Cultural, o que lhe garantiu o patrocínio da estatal.

 

Ao todo, foram cerca de 30 horas de gravações em Oeiras, Colônia do Piauí e no Rio de Janeiro. A equipe de produção do filme acaba de lançar um site onde são contados detalhes da produção.

 

Filme será lançado em Oeiras

O filme deve ficar em cartaz em salas do Brasil inteiro e apesar de Oeiras não ter sala de cinema, a cineasta garante que a produção também será lançada na cidade. “Faço questão absoluta de investir todo esforço para levar o filme ao máximo de municípios possíveis, em especial Oeiras, Colônia do Piauí e vizinhança, que é a região de Kátia Tapety. Para isso, precisarei contar com apoios da sociedade local para garantir a qualidade da exibição, com bons equipamentos de projeção”, comenta Karla Holanda.

 

“O público, tenho certeza, estará presente – a "lenda" da figura de Kátia se espalha pelo estado e pelo país; o desejo em conhecer mais sobre sua trajetória é crescente. Alguns empresários já manifestaram interesse em patrocinar essas exibições, mas ainda não fechamos com ninguém. Meu sonho é exibir o filme em praça aberta em Oeiras e Colônia do Piauí, com público das cidades vizinhas também presentes”, completou a cineasta.


Velha cap