A festa da cultura regional continua até sábado, 30, em mais uma edição do Encontro Nacional de Folguedos. O evento, que acontece na Vila Olímpica do Estádio Albertão, este ano traz como tema o teatro popular nordestino, sempre com apresentações teatrais a partir das 18:30h. Este ano, o Folguedos reunirá mais de 140 grupos de todo país em uma intensa programação.
Este ano, foram montados três espaços para apresentações: o Palco Nacional, que leva o nome Rei do Baião, Luiz Gonzaga, onde se apresentam as mais variadas expressões culturais de grupos tradicionais; o Palco Egídio Raposo, onde se apresentam as quadrilhas e bumbas-meu-boi; e ainda o espaço do circo, que leva o nome do dramaturgo piauiense Francisco Pereira, e onde são realizadas apresentações teatrais.
Na noite de ontem, 26, teve início o Festival de Quadrilhas, que no sábado irá coroar um vencedor. O júri, formado por especialistas em moda, música e dança se encantaram com o que viram. Cores, movimentos diferenciados e adereços diferenciaram as apresentações das dez quadrilhas que se apresentaram.
A programação de apresentações segue trazendo grupos de todo Estado, como a Quadrilha Junina Mexeu-mexeu, de Lagoa do Piauí, ou a Quadrilha Terremoto, de Dom Expedito Lopes.
Outros destaques este ano têm sido os shows de forró que fecham as noites. Hoje, 27, se apresentam Os Caburé do Forró e Janaína e Banda.
A expectativa da organização é que cerca de 400 mil pessoas circulem na Vila Olímpica durante os sete dias de festa, que este ano tem o patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa e Governo Federal.
Fundac