O Estado já entrou em contagem regressiva para o início da maior festa do folclore nacional. Em sua 36ª edição, o Encontro Nacional de Folguedos do Piauí acontece de 24 a 30 de junho, na Vila Olímpica do Albertão, e tem como tema o teatro popular. A festa este ano celebra ainda o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Com apresentações diárias, que iniciam às 19h, de quadrilhas, bois, teatro, capoeira, dança e bandas de forró, a organização estima que o público, durante os sete dias, será de, aproximadamente, 400 mil pessoas. Somente de brincantes, do Piauí e de outros estados, o número chega a 5 mil.
Para Bid Lima, presidente da Fundação Cultural do Estado (Fundac), o Encontro Nacional de Folguedos já é um evento consolidado no calendário do país. “No início do ano já temos grupos de todo o país buscando informações; é gratificante ver que no Piauí a cultura popular é tão valorizada”, afirmou a presidente, completando ainda que este ano, outra vertente artística também será priorizada. “O teatro popular nordestino é muito importante, e acabamos integrando uma programação nova de apresentações de teatro no início de cada noite durante os Folguedos”, explicou.
A abertura, que acontece às 19:00h de domingo, 24, contará com diversas atrações, como o cantor Lázaro Piauí e a rabequeira pernambucana Renata Rosa. “Ela é uma das melhores rabequeiras do país, e é um prazer tê-la nos Folguedos este ano”, afirmou Bid Lima, elogiando ainda o trabalho do forrozeiro Lázaro do Piauí. “Nem tem o que falar dele, tudo que ele faz é animado, é bonito”, concluiu. Também se apresentam na abertura Isaac do Acordeon, alunos da Escola de Dança do Piauí, da Academia de Dança Cinthya Layana.
Uma mega estrutura está sendo montada na Vila Olímpica do Albertão, completa com palcos, posto médico e barracas onde serão comercializadas comidas típicas e acessórios juninos.
O Encontro Nacional de Folguedos hoje é palco de grandes manifestações culturais e, anualmente, participam não apenas grupos locais, mas de todo o país. O evento, realizado desde 1974, possui uma história particular de formação e divulgação de artistas e grupos de folclore.
Piaui.pi.gov