"Aquela sanfona branca / aquele chapéu de couro / é quem meu povo proclama / Luiz Gonzaga é de ouro". Com os versos Benito di Paula, Elba Ramalho abriu seu show anunciando que o São João é a cara do Velho Lua. Uma das surpresas da noite foi o convite feito a João Cláudio Moreno para cantar no palco. O repertório seguiu com clássicos do Rei do Baião como Vida de Viajante e músicas que gravou ao longo da carreira, como Sabiá.
E o povo seguiu junto com Elba, dançando ao som do forró contagiante, do início ao fim. "Esse lugar é lindo. Estou muito honrada em estar abrindo esse evento", disse na abertura.
Em entrevista concedida antes do show, Elba revelou que adora Teresina e sempre foi bem recebida aqui. A cantora chegou dia 13 e ontem foi assistir a missa na Igreja da Vermelha e, durante o show disse que sua fé é o que lhe faz ultrapassar as adversidades da vida. Após a celebração, Elba postou a foto em sua página no Twitter. "Eu adoro esse lugar. Sempre fui muito bem recebida. Esse ano tem algo bem especial. Gonzaga mexe com o povo. Vamos fazer o São João pensando e homenageando Gonzaga. Estou desde o dia 02 fazendo festa de São João no país todo, mas me sinto muito mais em casa no Nordeste", afirmou. A cantora elogiou a estrutura do São João das Cidades e disse que ficou honrada em participar da primeira edição do evento. "Espero que cresça a cada ano e que Teresina se ilumine com o calor da fogueira de São João", declarou. Depois de cantar uma sequência dos clássicos de Luiz Gonzaga, Elba disse: "É o centenário do nosso Rei imortal para quem peço uma salva de palmas". E continuou: "Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo".
Em um momento emocionante, Elba ouviu o coro do público: "Quando olhei a terra ardendo, qual fogueira de São João" e fez o povo dançar, levantando poeira na arena do Parque de Exposições.
Por volta da 1:30h da madrugada, Elba chamou João Cláudio Moreno ao palco. "É um talento, uma figura, um artista de quem eu gosto muito fazendo Gonzagão", disse. João Cláudio subiu bastante aplaudido e retribuiu o carinho: "Está vendo? O povo da minha terra é esse aí. Piauiense da gema porque cearense é muito fácil de ser", afirmou e completou com uma piada, dizendo que existe cearense no mundo todo, até no Japão trabalhando como sushi man.
João Cláudio imitou o gesto que Elba tinha feito batendo no coração e puxou a música Coração Bobo, levantando o público.
Ela ainda cantou Teresina, composição do maestro Aurélio Melo e José Rodrigues, em homenagem a capital piauiense. "É uma canção muito linda que eu gravei no meu primeiro CD", lembrou.
O repertório ainda passou por Dorival Dantas e Bob Marley (Is this love) e terminou com Festa no Interior, Pagode Russo, Banho de Cheiro e Frevo Mulher.
Elba está finalizando a gravação do CD Forró Brasileiro, que deverá ser lançado em agosto ou setembro.
Cidade verde