• roma.png
  • vamol.jpg

caminhadaUma multidão de fiéis acompanhou a 17ª Caminhada da Fraternidade que reuniu mais de 50 mil, segundo cálculo da Polícia Militar do Piauí. Os caminhantes se concentraram logo pela manhã em frente à Igreja São Benedito neste domingo. Milhares de pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos assistiram à missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado Brito, ao lado de Dom Sérgio da Rocha e do padre Tony Batista.


Com o tema "Solidariedade e Saúde caminham juntas", a caminhada atrai pessoas de dentro e fora de Teresina, como a aposentada Rita Monteiro da Silva, 64 anos, que viajou 50 km para participar do momento de fé. "É uma caminhada de amor e solidariedade, um grande um gesto ao nosso próximo", analisou a Rita, que veio da comunidade Boqueirão dos Adolfos, na zona rural de José de Freitas.


Antes de dar início à caminhada, o padre Tony Batista orientou os fiéis para não jogarem lixo nas ruas e tomarem cuidado com os canteiros da avenida Frei Serafim. A XVII Caminhada da Fraternidade saiu da Igreja São Benedito às 8:40h e foi finalizada às 10:15h. Na saída, um helicóptero homenageou a multidão jogando pétalas de rosas.


Muitas autoridades políticas do Piauí, como a deputada estadual Flora Izabel (PT), o deputado federal Jesus Rodrigues (PT) e o prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), participam do ato. "A caminhada já faz parte do calendário religioso da cidade. É uma demonstração do espírito cristão e da solidariedade, principalmente porque é um projeto que arrecada recursos para Ação Social Arquidiocesana (ASA)", destacou o prefeito.

 

O governador do Estado, Wilson Martins (PSB), também está presente.

Esta é a primeira vez que o arcebipo Dom Jacinto Brito participa da Caminhada da Fraternidade. Ele classificou a multidão de fiéis como "um exército de voluntários a favor dos pobres e necessitados".


A catadora de lixo Maria Araújo, 46 anos, moradora do bairro Tabuleta, acompanhou a Caminhada com um terço gigante nas mãos. Ela explicou que está pedindo proteção, principalmente para os jovens, na luta contra as drogas, além de amor, paz, esperança e saúde.


O padre Tony Batista classificou a Caminhada como "extraordinária" e disse que o momento superou as expectativas. "A data escolhida neste ano coincidiu com o Festival de Inverno de Pedro II e com um feriado prolongado e mesmo assim foi escandalosamente bela", disse.


A Polícia Militar e o Strans (Superintendência de Transporte e Trânsito) bloquearam o acesso à avenida Universitária. No local houve apresentações musicais.

 

cidadeverde