O festejo de Santo Antonio que iniciou no dia 1º de Junho e se estende até o dia 13, na comunidade Vila leão, que pertence a paróquia de Santa Cruz, tem tido grande participação dos fiéis, foi o que informou o Pároco, frei Miguel Evaristo.
O frei disse que, Santo Antonio é muito popular e um dos mais conhecidos da Igreja Católica, e é festejado em muitos lugares. O povo tem se mostrado ordeiro e fiel, tem sempre marcado presença com muita fé para louvar e ouvir a Palavra de Deus.
História
A vida de Santo Antônio continua chamando a atenção de muita gente por esse mundo a fora.
Como nós sabemos, Santo Antônio nasceu numa família rica e importante de Portugal. Mas logo cedo quis viver o despojamento da vida de Jesus Cristo junto à comunidade do mosteiro da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho.
E quando seus parentes quiseram favorecer uma vida mais fácil dentro do mosteiro de São Vicente de Foras, periferia de Lisboa, mudou-se para o mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, fugindo assim das facilidades que queriam para ele.
Mais tarde, querendo viver uma vida ainda mais radical, passou a seguir o caminho da pobreza evangélica, na imitação de Cristo, do jeito do Pobre de Assis, São Francisco. De acordo com a história Antônio nasceu para servir! E fez-se servidor da Palavra de Deus que anunciou não só com sua voz, mas, sobretudo, com seu exemplo.
Comunidade Morrinhos
Na comunidade Morrinhos que fica na zona rural de Floriano há anos o Santo vem sendo celebrado. A manifestação religiosa ocorre na casa do casal Antonio Solon e Helena. São muitas noites de orações com participação de integrantes da comunidades, autoridades e familiares. A festa do santo homenageado culmina com o aniversário do seu Antonio Solon, que é celebrado no dia 13.
Da redação
IMAGEM: piauinoticias