• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

jalinson1Com a efervescência da década de 1980 e a necessidade de ajudar na abertura política, um grupo de jovens florianenses de diversas formações acadêmicas decidiu editar, publicar um programa de rádio que contribuísse para a consolidação da democracia e a prática da subversão estética na música, na poesia e em todas as formas de comunicação artística e, também, na política : assim surgiu o Programa Quintal Aberto, que foi transmitido pela, então, Rádio Irapuá, nos anos de 1985 até 1989, sempre aos sábados com uma hora de programação, a partir das 20:00 horas.
 

Era junho de 1985, eu estava presente com o ator Marcos Vinicius Fonseca, o poeta Elio Ferreira, advogado Edvan Almeida, a poetisa Katia Carnib, o agrônomo Antonio Carlos Soares, o professor Chico Coelho, o  poeta Joselito Alves de Sousa, o arquiteto Nilson Coelho quando foi apresentada a primeira edição do Programa Quintal Aberto, um espaço no rádio para manifestar as nossas inquietações com as discussões políticas daquela época. Naquele momento não faltava assunto para nossa disposição em contestar a ordem ou desordem estabelecida. Uma característica desse programa radiofônico foi garantir a participação de quem procurasse espaço. Assim, muitas pessoas contribuíram nas inúmeras edições. Como tornou-se um foco de universitários, aconteceu uma multiplicidade de troca de idéias e informações. A maioria dos integrantes possuíam uma nova vivencia para intercambiar, pois estavam em constantes contatos com Recife, Fortaleza, Campina Grande, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, São Luiz, Belém, Teresina e outros lugares.
 

A idéia primordial do Programa Quintal Aberto era apresentar uma revista bem magazine, onde seriam tratados todos os assuntos contemporâneos e polêmicos, que apontassem para o avanço na qualidade de vida dos florianenses. Então, colocamos o programa no ar e a elaboração das edições aconteciam em reuniões nas residências dos amadores radialistas ou em locais como a Sede da Associação Cultural de Floriano, no centro da cidade, no beco do fotografo Epaminondas.
 

O Programa Quintal Aberto marcou época por que foi um espaço com vida inteligente naquele período de transição da nossa existência política e social. Constaram da linha editorial as discussões sobre a eleição da Assembléia Constituinte em 1986, elaboração da Constituição de 1988, sindicalismo, meio ambiente, relatos históricos, literatura universal (com declamações ao vivo), agressão aos direitos humanos, reforma agrária, negritude, patrimônio arquitetônico, reforma universitária, corrupção e autoritarismos políticos de toda ordem. Além de uma seleção musical com ênfase na MPB, produção alternativa e vanguardista.
 
 

Esta reminiscência resgata um momento importante do nosso município, pois não foi simples assumir realizar uma atividade que batia de frente com as práticas conservadoras da pacata cidade. Fomos criticados, perseguido e algumas vezes o programa foi retirado do ar, sob recomendação do prefeito da época e proprietário da Rádio Irapuá, médico Adelmar Pereira. Esta foi a nossa revolução armada de palavras. "Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem", Rosa Luxemburgo.


Jalinson Rodrigues – jornalista.
 
 
 
Da redação