• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

pauloskafO governador Wilson Martins participou, na noite dessa sexta-feira, 18, no auditorio da Fiepi, da solenidade que marca o Dia da Indústria. Na ocasião, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, participou da comemoração e foi homenageado com o Mérito Renascenca. Na oportunidade, Skaf conversou com os convidados sobre o tema: desindustrialização, na Federação das Indústrias do Estado Piauí.

 

O governador Wilson Martins falou da presença do presidente da federação paulista e agradeceu o apoio e logística dados aos representantes piauienses, em São Paulo. "Temos um sentimento de gratidão com o Paulo Skaf, ele demonstrou todo interesse e apoio em ajudar nosso estado, convocou toda a classe industriária para uma reunião conosco. É um grande parceiro do Piauí". O governador também falou da importância da redução de juros e o câmbio flutuante. "Foi uma vitória do brasileiro, ajuda os estados no pagamento das dívidas e dá força para novos investimentos. Não podemos esquecer da reforma tributária, que tramita em Brasília, é preciso tratar isto com urgência, o Piauí e o piauiense perdem muito com isso".

 

O presidente da Fiepi e vice-governador, Zé Filho, falou sobre a questão tributária e a falta de investimentos de grande porte no estado. "Afirmo que o Piauí cresceu graças à forca dos insdustriários piauienses, ainda temos um grande desafio que é o de industrializar nossa agricultura e a nossa exploracao de minérios. Precisamos de grandes investimentos, de grandes obras, para o Estado entrar forte no processo de industrialização".

 

Zé Filho disse, ainda, que o desenvolvimento do Piauí emperra nas limitações e na carga tributária brasileira. "Emperramos nas nossas limitações, como a carga tributária, é preciso uma indústria competitiva para gerar emprego e dar qualidade de vida para os nossos piauienses. Vamos assinar um termo de cooperação técnica com os paulistas, isso é de grande importância para o desenvolvimento da nossa indústria."

 

Paulo Skaf falou sobre o processo de industrialização no Brasil e, na oportunidade, agradeceu a atenção do governo com a Fiesp. "Estou muito feliz de estar aqui, em Teresina, de rever meus amigos, quero dizer que a Fiesp vai ser uma filial da Fiepi, para garantir toda a logística, podemos trabalhar em conjunto e isto não vai fazer bem só para o Piauí, São Paulo vai ganhar também".

 

O presidente da Fiesp tambem falou sobre o momento da industrialização brasileira e dos processos que a cercam. "Hoje, nesta comemoração, devíamos falar apenas coisas boas, mas não dá para deixar de falar do nosso momento, temos um processo de desindustrialização para superar, mas é preciso enfrentarmos o problema da falta de competitividade do Brasil, não nossa, das nossas indústrias, qualidade temos de sobra. Precisamos enfrentar diariamente uma guerra contra os juros altos, a relação cambial, a burocracia e o problema da falta de infraestrutura. Hoje, produzir no Brasil é mais caro do que produzir nos Estados Unidos, na Argentina e na Itália. Tudo isso são agentes motivadores da desindustrialização", explicou Skaf.

 

O representante paulista falou da mobilização contra a CPMF e os incentivos fiscais de alguns estados para produtos importados. "Era uma verdadeira exportação de empregos do brasileiro, uma batalha que ganhamos. Imagine com todos esses empecilhos, uma condição especial para produtos feitos em outros paises, não tem lógica. Agora, com essas vitórias, é hora de reconhecer quando há uma melhora, como a questão da redução de juros, um desejo antigo de todo brasileiro".


Piaui.pi.gov