• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

festivalO Estado do Piauí já conhecido nacionalmente por realizar uma das maiores festas populares do Brasil, o Encontro Nacional de Folguedos, que já é referência no calendário brasileiro das festas juninas, sendo uma grande vitrine para as manifestações da cultura popular.

 

O evento hoje é palco de grandes manifestações culturais, e anualmente participam não apenas grupos locais, mas de todo país. O encontro de Folguedos é realizado desde 1974, pelo Governo do Estado através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), e  possui uma história particular de formação e divulgação de artistas e grupos de folclore.

 

Em sua 36ª edição o Encontro Nacional de Folguedos acontecerá no período de 24 a 30 de junho, na Vila Olímpica do Albertão, zona sul de Teresina, e terá como tema o Teatro Popular.

 

Segundo o coordenador de eventos da Fundac, Danilo França, a novidade deste ano são as apresentações de teatro no início da noite e a participação mais intensa de grupos locais. “Por mais que seja um encontro nacional, iremos valorizar e focar o artista piauiense. Percebi que em anos anteriores foram poucos os grupos de dança regional e folclórica do Estado que se apresentaram nos Folguedos, principalmente os de Teresina. Este ano esperamos mudar isso”, completou Danilo.

 

Outra novidade desta edição é a instalação de uma arena para apresentação do primeiro Festival de Quadrilhas, que terá uma premiação de R$ 5 mil. O espaço da arena acompanha um palco para as apresentações das bandas, que irão encerrar com musicas as noites do evento.

 

Estados como Ceará, Maranhão, Bahia, Sergipe, Paraíba, Amazonas, já confirmaram presença. São mais de 45 grupos de musica, dança e teatro confirmados para se apresentarem no evento. Entre eles, destaque para o Balé da Cidade, Academia de Dança Cyntia Layana, Cavalo Piancó, Pagode do Mimbó, Batalli Cia. de Dança, Afro Afoxá, Balé Popular do Piauí e diversos grupos de capoeira.

 

Culinária

A culinária piauiense é outro atrativo que leva o público a visitar o Encontro Nacional de Folguedos. Cerca de 70 espaços serão disponibilizados para a comercialização de comidas típicas. A organização do Encontro Nacional de Folguedos reserva ainda, barracas para turmas de universitários que estão se formando neste ano, de forma a proporcionar mais uma oportunidade para que esses estudantes universitários consigam captar recursos para viabilizar financeiramente sua formatura.

 

A movimentação em torno da comercialização de comidas e bebidas durante os Folguedos é um aspecto muito importante por gerar emprego e renda para inúmeras famílias que trabalham nesse ramo de atividade, pois todo o lucro obtido pelos barraqueiros se reverte como renda direta para famílias inteiras, mostrando como o evento repercute economicamente para a comunidade local.

 

CCom