Uma das educadoras que ensinou as primeiras lições, ou seja, as primeiras letras na antiga cartilha do abc e as primeiras continhas na tabuada a muitas crianças florianenses nas décadas de 50 e 60, morreu nessa terça-feira em São Paulo aonde estava morando com familiares a cerca de dois anos. Dona Maria do Ó de Sousa (Dona do Ó), não tinha formação acadêmica, mas muitas crianças nas décadas de 50 e 60, passaram pelos seus ensinamentos e um dos materiais de ensino mais usado naquela época pela então professora, era uma palmatória, isso para os alunos que não tinham comportamento.
Tida como uma professora dura e de um ensino que marcou muito, em determinadas situações, os próprios orientavam para que ela usasse a palmatória como maneira de aplicar aos seus pequenos alunos.
Dona do Ó, que morou por muitos anos num trecho da Rua Castro Alves, proximidades do antigo campo do Carimbó, faria em outubro próximo, dia 21, 93 anos de idade. Ela teve uma parada cardíaca, fato que ocorreu dia 1º, e veio a falecer por volta das 4:00h da madrugada.
O corpo da piauiense foi sepultado naquele Estado onde estava há dois anos. A professora teve dois filhos, sendo o Pedro que morava em Floriano (falecido) e Amparo que atualmente mora no estado de São Paulo. Uma das pessoas que lamentou a morte da Dona do Ó, foi uma das suas antigas vizinhas, a Maria da Cruz (Cruizinha), que trabalha na Rádio Santa Clara AM.
Da redação