As cinzas de Chico Anysio chegaram por volta das 9:30h desta quinta-feira, 12, ao teatro que leva o nome do humorista no Bairro Benfica, em Fortaleza, conduzidas pela mulher do comediante, Malga di Paula, e pelo governador do Ceará, Cid Gomes.
Após cerimônia, as cinzas seguiram em cortejo até Maranguape, cidade natal de Chico, a 30 km de Fortaleza. O comediante morreu em 23 de março por falência múltipla de órgãos.
''Casei com um homeme 39 anos mais velho do que eu, mas nunca esperei por esse momento. Prometi ao Chico que estaria com ele até o fim e hoje estou devolvendo ele para o Ceará'', disse Malga durante homenagem no teatro Chico Anysio.
Chico Anysio deixou uma carta pedindo que suas cinzas fossem lançadas sobre os dois lugares onde ele foi mais feliz: a cidade natal e nos estúdios da Central Globo de Produção (Projac), onde seus personagens ganharam vida.
Em 31 de março, a mulher de Chico Anysio e dois filhos, Nizo Neto e Bruno Mazzeo, sobrevoaram os estúdios do Projac e as cinzas do humorista foram despejadas sobre a mata vizinha ao lugar onde ele trabalhou por tantos anos. O corpo do humorista havia sido cremado no dia 25, após missa de sétimo dia. A cerimônia reuniu familiares e amigos no Crematório da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária.
Carreira
Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.
Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade. Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.
Poucos minutos após a divulgação da morte de Chico Anysio, o nome do humorista ficou em primeiro lugar no Trending Topics mundial - assuntos mais comentados - do Twitter. Muitos famosos lamentaram a morte do comediante na rede social.
G1