Parte dos católicos do município de Floriano está diretamente envolvida na Jornada Mundial da Juventude, evento que foi criado pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste na reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam milhares de pessoas. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
A Cruz Peregrina chegou a Floriano-PI no começo da noite dessa quinta-feira procedente do município de Colônia do Gurguêia-PI, onde os fiéis católicos realizaram inúmeras manifestações religiosas. Em Floriano, entre centenas de católicos que recepcionaram a Cruz estava o bispo local, baiano Dom Valdemir Ferreira.
Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Na sua antepenúltima edição, na Alemanha em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo.
A programação no município florianense quanto a Cruz Peregrina de acordo com bispo local é a seguinte, “no sábado a programação se encerra com uma caminhada por algumas das ruas e avenidas, missa as 14:00h e logo após, a imagem da Cruz será conduzida a Diocese de Caxias no Maranhão”, disse o líder religioso.
Nesta sexta por todo o dia houve uma movimentação de fiéis na Catedral de São Pedro de Alcântara com o ícone de Nossa Senhora e a Cruz, já agora a noite um show estará se realizando na Praça Sebastião Martins.
Da redação
IMAGEM:piauinoticias.com