A Lei A. Tito Filho está retomando projetos de 2008 e 2009, e já publica, nesta terça-feira, 27, às 20h, o livro de Gabriel Archanjo, intitulado “Gravuras Piauienses”. O lançamento se dará na Casa da Cultura de Teresina.
O artista plástico Gabriel Archanjo nasceu em Teresina em 1963. Autodidata, sua produção é assinada pelo subjetivismo e forte marca da linha e ritmo caligráfico. Animais, árvores, naturezas-mortas, figuras humanas, especialmente a feminina, tudo se torna motivo para a pintura, trazendo sob seus signos, consideráveis doses de sensualidade.
Seu espaço pictórico é bidimensional, embora haja volume sugerido pelo jogo do claro e escuro. A utilização ideal da linha numa trama de beleza plástica revela a fantasia de sutil vibração, de caminhos que incitam o observador ao toque, e o envolve num clima de mistério. A pincelada lisa é mais característica em seus trabalhos, embora o empaste aplicado em menor grau, acentue áreas de interesse. Em muitos trabalhos há grafismos de cunho ornamental.
Criada com o objetivo de financiar o trabalho de artistas através de incentivos fiscais, a Lei A. Tito Filho já possibilitou o lançamento de centenas de projetos culturais nas mais diferentes áreas. Depois de uma reformulação e a regularização dos projetos pendentes, um novo edital será lançado ainda neste semestre para beneficiar novas produções.
A Lei A. Tito Filho (Lei nº 2.194) foi criada em 1993 e já possibilitou o financiamento de vários projetos em diversas áreas, o que tem contribuído para incrementar o cenário cultural da cidade. O incentivo fiscal às empresas dá-se com o ressarcimento total, pela Prefeitura de Teresina, através de desconto de ISS e IPTU (ou seja, 100% do valor investido no limite de 20% do imposto devido). O artista entrega seu projeto à Secretaria da Lei que o repassa ao Conselho Municipal de Cultura, para apreciação e posterior aprovação nas diversas áreas.
A Lei recebeu esse nome em homenagem ao Professor Arimatéa Tito Filho, escritor, que foi membro da Academia Piauiense de Letras e grande incentivador da produção e valorização da cultura teresinense.
Fonte: cidadeverde