• roma.png
  • vamol.jpg

O maior teatro do Piauí e um dos maiores do Brasil que fiva em Floriano/PI,  a 240 km da capital Teresina, vem ganhando investimento visando as apresentações da Paixão de Cristo 2012. Um gigantesco paredão com 4mts de altura e torres de 6mts, circulando todos os 40.000mt² do teatro fazem parte da obra teatral. Durante a execusa do trabalho, integrantes do teatro tem colhido histórias que terminam fazendo parte da vida cultural do local.
 

São histórias como a do seu Antônio da Silva Bezerro , 41 anos, por exemplo, que é ajudante de pedreiro e quebrador de pedra, profissão que muito o orgulha. Perguntado sobre qual o sentimento de poder estar contribuindo com a Paixão de Cristo, ele diz, ”é uma história muito bonita, todo ano assisto ao espetáculo, gosto do meu trabalho e é gratificante saber que eu pude contribuir com o que eu sei, e quero passar para meu filho que me acompanha”. Seu Antônio trabalha na obra como pedreiro e na pavimentação da área destinada ao público.

 

Para senhor Francisco das Silva, 53, ajudante do seu Antonio na pavimentação da área, “faço com prazer, ajudar não é simplesmente “ajudar”, mas sempre aprendemos quando nos disponibilizamos. Faço com muita alegria”.

 
Nesse cenário foi  encontrado ainda Fernando Alberto dos Santos Junior, 25 anos, trabalha há oito como pedreiro e fala muito emocionado sobre o seu trabalho, “quando vejo as pessoas pararem em frente à muralha, e as ouço elogiarem, me dá um sentimento de satisfação e alegria, pois é um sinal que meu trabalho foi bem feito, isso é muito bom”. Junior trabalha na construção da muralha que envolve o teatro e todos os dias lidera uma equipe que não apenas constrói paredes, mas transforma tijolos e areia em arte. “Já tinha feito outros trabalhos, mas a construção da muralha foi a mais emocionante. É um sentimento de satisfação, é muito bom receber os elogios”, afirma Joilson Ferreira, 29, parceiro de Junior na construção da muralha.

 

Todos são moradores da comunidade, ao todo são mais de 100 homens e mulheres que estão reescrevendo a história do teatro piauiense com suas próprias mãos, uma historia de luta e dedicação que já contam 17 anos. O mais importante é que cada um contribui com o que sabe fazer de melhor e a união de todos é o que fortalece a obra.

 

O Teatro está sendo reformado para encenação da Paixão de Cristo 2012, que acontecerá no dia 07 de abril, às 20h e conta com a participação de 350 atores em cena e 50 técnicos, com o objetivo de contar a maior história de todos os tempos, a vida de Jesus, com cenas que vão do batismo à ressurreição.

 

Com informações do escalet