Como ocorre anualmente na cidade de São José do Peixe-PI, ou seja, uma tradição desde a fundação do município, a comunidade se reúne no mês de março num período de nove noites para celebrar o padroeiro São José. O evento já se realizou por cerca de 17 anos na gestão da professora Iracema Neves , como prefeita da cidade, que está no seu último ano do quarto mandato. Logo que termina as ações do aniversário da cidade que é em dezembro, equipes comandadas por integrantes da administração pública começam a organizar as ações da festa religiosa que é um dos pontos fortes da cultura local, já que a maioria da população é de católicos.
Nessa sexta-feira, 9, a programação começa antes do sol nascer com uma alvorada festiva que consta de uma procissão do mastro para a casa de dona Benedita de Tunas, seguido de um café da manhã marcado para as 6:30h no pátio externo da Igreja Matriz.
À tarde, às 5:00h, uma multidão estará se reunindo para a realização da carreata de São José que ocorre do Balão da Altamira até a Igreja Matriz onde haverá o levantamento do mastro seguido de uma celebração de abertura do festejo.
A prefeita Iracema Neves se envolve diretamente nas ações e sempre é uma das primeiras a chegar para se integrar com a comunidade na programação. Um dos momentos que chama atenção da populaçao local e das cidades vizinhas, é a noite dos filhos ausentes que costuma reunir os são-joséenses que moram em cidades do Piaui e até em outros estados da federação.
De acordo com Rodrigo Carvalho, chefe de gabinete da prefeita Irarema, o festejo terá encerramento no dia 19, segunda-feira.
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com