• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Um dos pontos de maior concentração pública durante o período de carnaval em Floriano é a Avenida Getúlio Vargas, uma das menores da cidade. A avenida que se tornou a passarela do samba para as escolas e blocos que se apresentam no domingo e na terça, respectivamente,  começa nas proximidades do mercado e termina na praça Sebastião Martins, quando se inicia a Rua São João.


Iniciando após as 18:00h, quatro escolas de samba desfilaram com o objetivo de se tornar a campeã da festa de carnaval deste ano, e no último ano da administração do prefeito petebista Joel Rodrigues.


A disputa pelo titulo de campeã está entre as agremiações de samba: Mocidade Independente; Arrocha Um, aperta o outro; Unidos do Samba e Unidos da Princesa.

Todo recurso aplicado nas escolas  foi repassado pelo município e essas procuraram mostrar muíto brilho, motivação, samba no pé e muita animação.


A representante do bairro Caixa D`Água, a Mocidade foi quem abriu os desfiles e no seu samba enredo fez uma homenagem ao negro com o tema “A voz do negro que encanta carnavais”, mostrando a historia de luta do afro e as conquistas da  raça. A escola tem o comando do ex-jogador de futebol, Vanin.


A Escola Arrocha Um que tem como presidente o carnavalesco Frederico Santos foi a segunda  desfilar. Com uma homenagem a Monteiro Lobado, enfatizando os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, uma das suas obras, a escola trabalhou personagens da história que ainda hoje tem espaço em canais de televisão do País. Um dos destaques da escola foi o ex-prefeito de Floriano, José Bruno, que mesmo sem sair em carro alegórico devido a problemas, esteve representando Monteiro Lobato. A comissão de frente era formado por um grupo de garotas vestidas de Emília, uma das personagens do Sitio.
arrochaum2012a

A Unidos do Samba a terceira e penúltima escola a pisar na apoteose do carnaval florianense fez uma homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga. Na sua homenagem, a coordenação da escola foi mais feliz e colocou um sanfoneiro local, o músico Risomar que num carro alegoria estava representando um dos maiores artistas do Nordeste. O tema da escola apresentado foi “Luiz Gonzaga no céu está, sua memória vamos relembrar”. A letra e música são criações do Roberto Barros, presidente da Escola.
unidosprincesa2012
Quem fechou os desfiles foi a Unidos da Princesa que foi fundada em 2008. Com o tema do samba enredo “À última lágrima” a escola que o ano passado estava como bloco foi campeã na categoria. Apesar de não mostrar nenhuma imagem a Unidos da Princesa faz uma homenagem ao saudoso músico florianense Raimundo Moura Lima (Moura do Cavaquinho).

unidossamba2012
Da redação
IMAGENS: piauinoticias.com