Na noite do último sábado, 22, um temporal deixou teresinenses em alerta. Na Avenida Deputado Ulisses Guimarães, no Promorar, na zona Sul, por exemplo, moradores flagraram o momento em que veículos foram arrastados pela enxurrada e o desespero de uma mulher em um carro.

enxurrada

Outro caso registrado na mesma região mostra quando um homem se arrisca para salvar uma pessoa que era levada pela correnteza. Já no bairro Ilhotas, uma árvore interditou a Rua José Ommati, mas já foi removida. Ainda na zona Sul, no bairro Triunfo, parte do muro de um condomínio também veio abaixo e quase atinge um veículo.

Na zona Norte, região do bairro Mocambinho, a parede da casa de uma idosa desabou e ela precisou ser retirada. Em outras zonas da Capital foram inúmeros os pontos de alagamentos. Mesmo com o grande volume de água, o temporal não deixou desabrigados, de acordo com a Defesa Civil de Teresina.

O pluviômetro da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) marcou 76 mm de chuva.

"Até 25 mm, a gente considera chuva moderada, depois de 50 mm já é chuva forte, justamente o que ocorreu em Teresina, onde tivemos enxurrada, na zona Sul, e alagamento, na zona Leste. Mas choveu em toda a cidade. Os flagrantes do bairro Promorar, por exemplo, foram em virtude da declividade do relevo", explica a climatologista Sara Cardoso.

Com informações do cidade verde

Foto: Reprodução WhatsApp