Um grupo de pessoas, tanto da zona rural como da zona urbana de Floriano, está se juntando para retirar do Açude Mário Bezerra, que fica na zona rural da cidade, uma espécie de planta que fica na superfície das águas e por se espalharem rapidamente, tiram a oxigenação das várias espécies de peixes que vivem no local.
Essa não é a primeira vez que a comunidade tem essa iniciativa e, numa última vez, conforme um morador, a ação foi da gestão pública à cerca de dez anos e, desta vez, apesar das cobranças, como não houve uma das autoridades do Meio Ambiente ligadas a Prefeitura, a comunidade resolveu se unir para tomar as providências cabeis ao problema.
No começo de outubro, a reportagem do Piauí Noticias esteve no Açude acompanhado de um popular chamado Raimundo, que mostrou a situação preocupante. A gravação foi no dia 05 de outubro. Veja:
Nesse final de semana, conforme o Rogério Canuto que mora às margens do Açude, um grupo de pessoas estará se reunindo para fazer esse trabalho de retirar essa planta. Ele afirma que as medidas e estudos de como limpar o Açude estão sendo em ação e mais, que devem apoiar essa ação integrantes do Corpo de Bombeiros, já que o açude é muito fundo e pode haver acidentes. Veja essa matéria gravada em outubro passado: Açude Mário Bezerra, em Floriano-PI, pede socorro e popular narra o sofrimento desse bem natural.
Essa imagem foi gravada nesta semana e mostra a realidade do local. "Se não houver uma ação nossa esse bem natural vai se acabar", colocou um pescador do local. Hoje, como há anos passado, o Açude não é usado com frequência para banho, mas como maior intensidade para a pesca.
Da redação