Após cerca de uma hora de concentração dos fiéis de Nossa Senhora da Guia no final da tarde dessa sexta-feira, 20, em Floriano-PI–PI, milhares florianenses e católicos de cidades vizinhas, saíram em procissão pela Avenida São Pio, um percurso de cerca de 5km, até a Capela da homenageada.
Com a falta de padres da Igreja Católica Apostólica Romana, dado ao impasse da Diocese com os organizadores do evento (familiares do saudoso Manoel da Guia), não havia padres e nem frades franciscanos para puxar a procissão e a Santa ficou perdida em meio à multidão.
Costumeiramente, os padres e os frades franciscanos iam à frente da procissão com a imagem da Santa homenageada e a Multidão, seguindo o trajeto com orações e ainda cantando músicas da Igreja. Nessa sexta-feira, a desorganização foi percebida por parte das pessoas presentes.
Outro fator, é que os líderes religiosos católicos romanos sempre ficavam com a Imagem da Santa na súbida de uma ladeira, à Avenida São Pio, no entanto, neste ano, a imagem foi levada até as proximidades do contorno das Avenidas Dirceu Arcoverde com a Calisto Lobo.
Para muitos, houve uma queda no número de participantes, pois em anos anteriores sempre se falou numa média de 15 a 17mil pessoas, somente na cerimônia de encerramento. A Banda de Música da cidade acompanhou todo o trajeto, mas antes esteve animando a concentração com um repertório diferenciado.
Da redação