O estado do Rio Grande do Sul sofre a maior tragédia climática da sua história, com cerca de 100 mortos e várias pessoas desaparecidas e ainda há 4 óbitos sob investigação. A Defesa Civil informa, ainda, que 128 pessoas estão desaparecidas e há 372 feridos, tudo devido a fortes chuvas que estão caindo em todas as cidades do Estado.
O número de cidades gaúchas atingidas pelo desastre pulou de 401 para 414, de um total de 497 municípios. De acordo com o boletim, 230,4 mil pessoas estão fora de suas residências. Desse contingente, 66,7 mil estão acolhidas em abrigos e 163,7 mil são consideradas desalojadas (hospedadas em casas de familiares ou amigos).
O Rio Grande do Sul conta com 1,4 milhão de pessoas afetadas, de alguma forma, pela tragédia, de acordo com as autoridades locais, dado tantos problemas, pessoas em todo o Brasil e até de outros países estão procurando ajudar. De Floriano-PI, ainda nessa quinta-feira, cerca de uma tonelada de donativos deve ser enviada.
A empreendedora e influenciadora digital Luciara Moura é quem está à frente dessa campanha, na cidade florianense. Por telefone, ao Piauí Noticias, ela informou que o que foi arrecadado estará sendo colocado num veículo para transporte até Teresina, ainda na tarde de hoje, a partir das 16:00h. Uma equipe no loca continua recebendo roupas de ambos os sexos e para todas as idades, e ainda material de limpeza e higiene pessoal e domiciliar.
Da redação