A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Movimento Negro Casa de Dandhara, realizou na noite essa quinta-feira a ‘XXIX Festa da Beleza Negra’. O evento, que marca o encerramento das ações do ‘Novembro Negro’, referente ao mês da Consciência Negra, aconteceu no Espaço Cultural Maria Bonita, com entrada gratuita.
A festa contou com desfiles, danças, indumentárias e acessórios característicos da cultura negra e houve a participação de comunidades de reggae, benzedeiras, rezadeiras, grupos de dança e demais expressões de matrizes africanas, tendo seu ponto alto com o concurso para escolha da Beleza Negra 2023.
Ao todo, 25 candidatos entre homens e mulheres estavam concorrendo aos títulos de Rei e Rainha da Beleza Negra para o período 2023/2024. Como forma de preparação, foram realizados ensaios, confecção de roupas, aulas, rodas de conversas sobre conhecimentos históricos acerca da cultura, dança e estética da etnia negra, além de aulas de passarela para que tudo saia conforme o planejado.
De acordo com a secretária de Cultura, Elineuza Ramos, “a Festa da Beleza Negra é um evento tradicional, que ocorre há 29 anos na cidade de Floriano, para fechar as atividades do Novembro Negro e tem como intuito valorizar a identidade negra, trazendo conhecimento à população sobre a cultura de matriz africana, culminando com a escolha e entrega das faixas do Rei e Rainha da Beleza Negra. É um evento aberto ao público e aproveitamos para convidar a toda população para prestigiar essa festa de beleza e riqueza cultural”, concluiu.
Com informações da SECOM