Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra não é feriado nacional, mas, em seis estados, a data — que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares — dá mais um dia de folga na semana dos brasileiros.
Mesmo sendo instituído pela Lei Federal nº 12.519, de 2011, o Dia da Consciência Negra não é considerado feriado nacional. A proposta deixa a cargo dos governos estaduais e municipais o reconhecimento da data.
Este é o caso de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Os seis estados têm leis estaduais que instituíram a data como feriado; desta forma, todos os seus municípios precisam seguir a medida.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 1.260 municípios, equivalente a menos de um terço das cidades do país. Boa Vista, em Roraima, por exemplo, criou uma lei municipal para estabelecer o feriado, mas apenas na capital. Na cidade de Floriano-PI, por exemplo, há um grupo de pessoas que vive o momento com ações, buscando relembrar a historia e, algumas pessoas se vestem no estilo afro. Nessa terça-feira, o Ivan Nunes, do Piaui Noticias, esteve com a professora e secretário de Cultura, de Floriano, a fisioteraéuta Elineuza Ramos. Veja a entrevista.
Da redação