Teresina pode bater o recorde de temperatura do ano nesta terça-feira (14), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão na capital é de temperatura máxima de 40°C e mínima de 25 °C.
Na segunda-feira (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de "grande perigo" por conta das altas temperaturas para o Sul do Piauí, onde há alerta de onda de calor, com temperatura 5ºC acima da média até sexta-feira (17).
O calor atípico registrado nos últimos dias no país é resultado da quarta onda de calor deste ano. O fenômeno é comum com a aproximação do verão, mas desta vez foi intensificado pelo El Niño.
O fenômeno, caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial, está atípico nos últimos meses.
Ademais, as temperaturas também são afetadas pelos efeitos do aquecimento global causado pelas emissões de gases de efeito estufa.
Além do aviso de onda de calor, grande parte do estado está com alerta de baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%, que deve durar também até a sexta-feira (17).
O fenômeno representa risco de incêndios florestais e à saúde da população. Por isso, o Inmet recomendou à população que beba bastante líquido e que evite exposição ao sol e desgaste físico nas horas mais quentes e secas do dia.
Em caso de emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
G1/PI