Reconhecendo a importância e visando o constante fortalecimento da agricultura familiar, a prefeitura de Barão de Grajaú, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, está realizando um trabalho de desenvolvimento e capacitação do trabalhador do campo. Não há como negar que a agricultura familiar é necessária para assegurar a segurança alimentar em qualquer município, estado e país.
A prefeita Claudimê Lima, conforme sua assessoria, visa implementar programas e projetos que melhorem a vida dos agricultores, promovendo o acesso a recursos, assistência técnica e capacitação, além de consolidar políticas específicas para o setor.
“Valorizar e incentivar esse ramo são formas de construir a sustentabilidade da economia local, assegurando mais alimentos limpos e sadios na nossa mesa. Dessa forma, também, a gente valoriza e ressalta a grande importância que tem o homem do campo no seu trabalho que é nos garantir uma alimentação confiável, além de combater, diretamente, na insegurança alimentar. Se temos agricultura familiar, temos tudo”, exteenou a prefeita Claudimê Lima.
A agricultura familiar foi reconhecida como profissão no Brasil a partir da aprovação da lei nº 11.326/2006. A legislação definiu esses limites da exploração da atividade rural realizada em pequenas propriedades para permitir o acesso a programas governamentais de incentivo a essa prática agrícola — como linhas de crédito, assistência técnica e programa de aquisição de alimentos.
Com informações da Monica Alves