Com temperaturas mínimas de ao menos 38ºC, seis cidades dos Cerrados Piauienses registram hoje (25), um calor fora do normal. Essas cidades bateram o recorde de temperatura do ano neste dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Foram elas:
Baixa Grande do Ribeiro: 38ºC
Floriano: 43ºC
Marcos Parente: 44ºC
Landri Sales: 44ºC
Guadalupe: 44ºC
Uruçuí: 45ºC
Em Floriano, esse artista circense, mesmo com o forte calor o enfrenta a temperatura para ganhar uns trocados no semáforo do antigo Terminal de Passageiros.
Em Uruçuí, onde foi registrada a maior temperatura, os termômetros chegaram a marcar 45,3ºC nesta tarde, e, além dessas, a temperatura chegou aos 39ºC também em Teresina.
As temperaturas médias globais no verão do Hemisfério Norte (junho-julho-agosto) foram as mais altas já registradas, de acordo com o observatório europeu Copernicus. 2023 está caminhando para se tornar o ano mais quente da história.
Escolas estão mandando alunos irem para casa, professores não estão aguentando dar aulas, já foram registrados nessas cidades várias pessoas que por conta do calor passaram mal, desmaiaram e muitas foram levadas para o hospital.
"A estação junho-julho-agosto 2023", que corresponde ao verão meteorológico no Hemisfério Norte, "foi de longe a mais quente já registrada no mundo, com uma temperatura média mundial de 16,77 graus Celsius", anunciou o Copernicus.
O resultado foi 0,66°C acima da média do período 1991-2020, que já havia registrado um aumento das temperaturas devido à mudança climática causada pela atividade humana. É quase dois décimos maior que o recorde anterior de 2019.