• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto participou, em Teresina, nesta terça-feira (30), da manifestação "Sem FPM Não Dá!", realizada na Assembleia Legislativa do Estado, e que envolveu mais de 200 prefeitos do Piauí. A mobilização, que ocorre em todo o Nordeste e em municípios de outras regiões, somou 16 estados da federação que aderiram à mobilização, para mostrar as dificuldades enfrentadas com a queda do FPM, principal fonte de recursos para a sustentação dos municípios. Muitos prefeitos já ameaçam fazer cortes de despesas e reduzir número de servidores comissionados.

reis2

Segundo a APPM, associação que representa as prefeituras do Piauí, 48% dos municípios piauienses ficaram no vermelho no primeiro semestre deste ano.

reis1
O problema é que o FPM, Fundo de Participação dos Municípios, é a principal receita de quase 7 em cada 10 municípios do país. A queda brusca em julho passado foi de 34,49%; em agosto, de 23,56%. Outro problema tem sido o atraso no pagamento de emendas parlamentares no primeiro semestre de 2023.

Apesar de apoiar e participar do movimento, o prefeito de Floriano, Antônio Reis, não interrompeu as atividades da Prefeitura de Floriano nesta quarta-feira, como aconteceu na maioria dos municípios. Antônio Reis lembra que apesar da queda do FPM, Floriano mantém seu equilíbrio financeiro porque teve acréscimo do FPM, com a mudança de nível de 2.2 para 2.4, além do excelente trabalho da Secretaria de Finanças que garantiu um grande aumento na arrecadação própria.

“Estamos com um caixa tranquilo e as finanças equilibradas, inaugurando e autorizando novas obras e ações, e mantendo em dia os nossos serviços públicos, mas compreendemos a situação dos municípios que dependem exclusivamente do FPM para sobreviverem e, por isto, vim aqui para apoiar os colegas prefeitos no movimento”, dreis78

Ascom